Saturday, June 23, 2007



Hoje programei uma viagem ao passado e visitei o top 10 da minha infância viciada em desenhos animados. Comecemos então pelo pai da bd e desenhos animados em geral em Portugal, Vasco Granja viu-nos crescer e nós esperámos horas e horas pela sua presença na caixinha mágica quando ainda só havia um canal de televisão. Logo veio o segundo lá podíamos fazer um zapping de vez em quando porque levantar para ir mudar o botão dava muito trabalho. Os meus preferidos eram os Konieks, desenhos animados de plasticina feitos na antiga Checoslováquia, daí esta rábula que aqui fica do Herman Enciclopédia. Durante os anos oitenta, os pioneiros desta grande arte foram a abelha maia, calimero e fábulas da floresta verde,os quais nós pensávamos ser portugueses e no fim vinha tudo do Japão, até a Heidi!
Mas as produções nacionais também marcaram presença através do inigualável amigos de gaspar, sempre presente nos nossos corações. Da França chegaram os desenhos animados mais didácticos , como o era uma vez a vida. Mais tarde, o polémico Cidades do ouro que nunca chegou a dar em Espanha pelo seu conteúdo explicitamente anti-colonista em relação à América Latina e a esse período conturbado da sua história. clémentine era dos meus preferidos porque, de certa forma, éramos parecidas. Lá para o fim dos anos oitenta, veio o fenómeno dos Estados Unidos e com ele, além da Fame, a coca cola(proibida em Portugal durante a ditadura) os chumaços e as calças de lycra, veio também a Rua Sésamo e com ela os momentos mais hilariantes que agora vos deixo recordar:bananas e vaca.







6 comments:

pimpampum said...

Consegui encontrar no youtube ums desenhos que davam no Vasco Granja, chamados The Mole, pesquisa-os também porque acho que te vais recordar. Pelos vistos, estávamos à mesma hora a ver televisão. E sim, Clémentine também era dos meus preferidos...
Perguntei por vocês na Laica. Encontraremo-nos na Póvoa. Até breve

KADO said...

que bonito pipi.
em breve envio-te o meu top ten
por agora agradeço-te esta viagem que tão boas memórias me trouxeram.
olha e o dartacao, tom sayer, eu sei lá...

Mario said...

Hei de facer a miña lista tamén, aínda que penso que non serei moi orixinal.

mariademallou said...

como me molaban a min os debuxos das aventuras na foresta verde, aquí chamada la aldea del arce!! e aquel drama case shakespiriano de heidi...
que bonita viaxe temporal;)
bicos enormes

begira... said...

hola! llevaba mucho tiempo sin ver el blog... :( Si aún te puedo ayudar para lo de londres escríbeme a mi mail (haize11@hotmail.com) y te digo todo lo que pueda. Lo siento!
un besote

KADO said...

1- Dartacao
2- Uma aventura no espaço
3- Belle e sebastian
4- uma aventura no corpo humano
5- tom sayer
6- cadinchô (era um burro, e ainda me lembro da canção)
7- os restantes já não me lembram é da idade!!!

Powered By Blogger

Blog Archive